25 de agosto de 2009

Natação para Bebês

por Maíra Izzo às 15:51


A natação é o único exercício que estimula todas as partes do corpo, pois a água proporciona movimentos tridimensionais. O bebê não encontra barreiras para se mexer e também não sente o peso da gravidade sobre o corpo e aprende a nadar brincando. Nesta faixa etária nadar significa, simplesmente, movimentar braços e perninhas com ou sem apoio dos pais, além de pequenos mergulhos.

Quando mais cedo o bebê começa a natação, mas relaxado ele ficará na água. Essa adaptação, no entanto, exige duas presenças fundamentais: a de um professor especializado e dos pais. Com aulas regulares de natação desde cedo, o bebê tem seu desenvolvimento psicomotor estimulado. Os pais mergulham o bebê na piscina e ele movimenta pernas e bracinhos, sem engolir água. Além disso, o desenvolvimento emocional também é fortalecido, devido à participação dos pais em um momento tão gostoso.


Os mergulhos devem ser feitos somente após a adaptação do bebê a este novo "mundinho aquático e quentinho". O bebê pode tossir, chorar, mas com palavras carinhosas e de estímulo ele vai sentir-se cada vez mais à vontade e, talvez, até sentir-se um pouquinho como nos meses em que viveu em outro "mundinho aquático, seguro e quentinho": o útero materno.

O reconhecimento a cada conquista é fundamental.


É preciso elogiar com palavras de incentivo: "Muito bem!", "Parabéns!", "Que mergulho bonito". As aulas devem ter um caráter lúdico e dinâmico.

Não há contra-indicação fisiológica para o início das atividades na água. Um bebê de três meses, no entanto, tem movimento reflexos e é muito frágil - corre mais riscos de doenças como inflamações de ouvido. Recomendamos a natação para depois dos seis meses, quando o bebê já tomou as segundas doses da maioria das vacinas e tem mais movimentação do corpo. Nesta idade, ele também consegue receber mais informações.

A natação é benéfica para bebês com diagnóstico de alergia, com tendência a bronquite ou a rinite alérgica. O pediatra deve avaliar as condições do bebê antes de iniciar as aulas de natação.

Além da orientação de um professor especializado, é necessário que a piscina e os ambientes sejam limpos e aquecidos. A água da piscina deve receber atenção especial para proteger bebês tão novinhos.
Vantagens da Natação para Bebês

E são inúmeros benefícios que a natação proporciona aos bebês.
O bebê vai crescendo e freqüentando as aulas de natação.
Mas o bebê não sabe que:

*A natação para bebês melhora sua coordenação motora;
*A natação para bebês aumenta a resistência cárdio respiratória;
*A natação para bebês desenvolve noções de espaço e tempo;
*A natação para bebês estimula o apetite;
*A natação para bebês ajuda prevenir várias doenças respiratórias;
*A natação para bebês o torna física e psicologicamente mais apto para o auto-salvamento;
*A natação para bebês o deixa mais ágil para engatinhar, sentar, andar ou correr;
*A natação para bebês faz seu coração bater rápido e a sua respiração aumentar, fortalecendo-o;
*A natação para bebês é muito divertida e proporciona momentos de intensa felicidade dentro da água.

*daqui

0 comentários:

ShareThis

 

Dia a dia do Bebê Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Emocutez