19 de setembro de 2010

Bons hábitos de sono para crianças de 18 a 24 meses

por Maíra Izzo às 18:24

Entre 18-24 meses os bebes devem dormir entre 11 e 12 horas por noite e tirar uma soneca de uma hora e meia a três horas toda tarde. Algumas crianças vão seguir com duas sonequinhas curtas durante o dia até os dois anos. Se esse é seu caso, não vá contra a natureza da criança.

Nessa idade existem algumas dicas para quebrar os maus hábitos do sono e fazer com que a criança durma sozinha e durante a noite toda.

  • seu bebe deve estar agora caindo no sono sozinho sem ser balançado no colo ou mamando. Se ele aprender a depender de um desses eventos para dormir, ele não será capaz de voltar a dormir sozinho se acordar durante a noite. Por exemplo se ele dormir ouvindo um CD ou assistindo TV ele vai se assustar tentando entender o que aconteceu com o CD ou com a TV que ele não ouve mais, quando acordar no meio da noite e talvez não consiga voltar a dormir sozinho. Para prevenir isso, tente colocar seu bebe na cama quando ele estiver quase dormindo, porem ainda acordado, assim ele pode cair em sono profundo sozinho.
  • seu bebe começa a testar os limites da sua recém conhecida independência, tentando estabelecer controle do mundo que está a sua volta. Para diminuir as brigas na hora de dormir, tente deixar a criança fazer escolher sempre que possível durante a rotina pré dormir - desde escolher a história que ele quer ouvir ao pijama que quer vestir. O truque é oferecer 2 ou 3 alternativas e ter certeza que você fica feliz com cada escolha. Por exemplo não pergunte "Você quer ir pra cama agora?" a criança pode dizer que não, o que não é aceitável. Então tente "Você quer ir pra cama agora ou em 5 minutos? seu bebe continua fazendo uma escolha, mas você irá ganhar em qualquer uma delas.
Dois problemas comuns nessa idade são a dificuldade de cair no sono e acordar frequentemente durante a noite.

Essa faixa etária tem seus desafios particulares. Entre 18-24 meses, algumas crianças começam a escalar o berço, colocando-se em risco. Infelizmente o fato do seu bebe já saber escalar e sair do berço, não significa que ele já esteja pronto uma "cama grande". Tente mante-lo seguro e imóvel com essas dicas:

  • baixe o colchão: se você baixar o berço ao máximo, você pode prevenir que o bebe "fuja". Isso provavelmente não vai funcionar a medida que ele cresça.
  • esvazie o berço: seu bebe pode usar brinquedos como degraus para ajuda-lo a sair do berço
  • não de atenção as "fugas": se o seu bebe sai do berço e você reage dando a ele um monte de atenção ou deixando ele ir dormir na sua cama, ele vai continuar a fazer isso. Tente se manter calma e neutra e diga a ele com tom firme para não escalar o berço e coloque-o de volta. Ele vai entender rapidinho.




0 comentários:

ShareThis

 

Dia a dia do Bebê Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Emocutez