28 de setembro de 2009

Apresentando seu cachorro ao seu bebe

por Maíra Izzo às 13:40
Uma das maiores questões aqui em casa era o que fazer com nossos 3 cachorros quando a Julia nascece. A única certeza é que eles iriam ficar, pois eles estão conosco a pelo menos 9 anos. Então pesquisei bastante para entender qual seria a melhor forma de apresentar os 3 ao novo membro da família. Esse artigo do Cesar Millan o Encantador de Cachorros é excelente.





Nossos cachorros são muito antenados conosco, entao com um evento monumental como a gravidez, seu cachorro já deve ter sentido que tem alguma coisa no ar, mas não é porque ele pegou esses novos sentimento no ar, isso não significa que ele entende o que isso significa.

Aqui vão algums dica para preparar seu cachorro para a chegada do bebe:

Foco na Liderança: Nove meses é mais que o suficiente para trabalhar todas as quentões se estabeler inabalável lider do bando. Amenize qualquer probleminha que tiver. Quebre todos os maus hábitos que seu cachorro possa ter. Se necessário, contrate um profissional para trabalhar com você. Você vai agradecerpor ter trabalhado tanto durante a gravidez quando trouxer seu bebe para uma casa calma com o cachorrinho bem educado.

Fique atento a energia: Uma gravidez afeta toda a casa, você pode se sentir irritada, ansiosa ou preocupada. Lembre-se que seu cachorro vi espepelhar todas as emoções.Reinvidique o cheiro do seu bebe: Leve para casa um item que contenha o cheiro do seu bebe, como uma toalhinha de boca usada ou mijão antes de trazer seu bebe para casa. Durante esse exercício, é crucial que você determine limites claros. Desafie seu cachorro a farejar a distancia, enquando você segura o objeto. Fazendo isso, você estará comunicando ao seu cachorro que o objeto é seu e que você esta dando permissão a ele para cheira-lo. "Isso me pertence e você precisa seguir minhas regras quando tiver envonta dele", isso vai ajudar a iniciar o processo de criar respeito pelo bebe.

Estabeleça limites ao redor do quarto do bebe: Eu recomendo começar com o quarto do bebe fora dos limires. Condicione seu cachorro a entender que existe yma barreira invisível que ele não pode cruzar sem a sua permissão. Eventualmente, você pode deixar seu cachorro explorar e cheirar algumas coisas do quarto - com a sua supervisão. E então você decido quando ele deve deixar o quarto. Repita essa atividade algumas vezes antes do bebe chegar. Isso vai fazer com que seu cachorro entenda que aquele quarto pertence ao líder do bando e ele deve ser respeitado sempre.

Controle a apresentação: Comece levando seu cachorro para uma grande caminhada. Tenha certeza que você esgotou toda energia dele. antes de voltar, espera na porta da frente, e perceba se seu cachorro esta calmo e submisso antes de entrar. Ao entrar ele logo vai perceber um novo cheiro na casa. Se você ja tiver apresentado o cheiro a ele, então o cheiro vai parecer familiar. A mãe ou pai que tiver segurando o bebe deve ser um estado calmo-assertivo. O bebe deve pode cheirar o bebe, mas com distância. Durante esse primeiro contato, não deixe o bebe muito perto. Eventualmente, o cachorro terá permissão de chegar cada vez mais perto do bebe. Fazendo isso, você estará ensinando seu cachorro a respeitar o bebe como um outro líder do bando.

Ensine seu bebe: Uma vez que seu bebe chegar na fase exploratória (a partir dos 5-6 meses), é importante supervisionar todas as interações entre ele e o cachorro. Essa é uma ótima oportunidade de ensinar seu filho a não incomodar o cachorro, puxar seu rabo, etc. Essas lições de respeito mútuo devem começar o quanto antes. Muitas crianças provocam inadvertidamente um cachorro calmo até antão, simplesmente porque eles não foram supervisionados ou seus pais não lhe deram intruções apropridas.

Não esqueça do cachorro: Um cachorro não precisa de brinquedos ou atenção especial para se sentir importante; você só precisa manter sua rotina, levando para passear diariamente e mantendo uma liderança consistente. Isso vai ajudar seu cachorro a se sentir seguro e permitir qu ele fique tranquilo em relação ao novo membro da família.

Esqueça raça: Não assuma que seu cachorro não trará problemas baseado somente na raça ou vice-versa. Fato, bebes já foram mordidos por Rottweilers e Pit Bulls, mas eles também já foram machucados por labradores, chow chows e vira-latas. Qual o segredo? Liderança. Seja honesto com você. Você pode controlar seu cachorro em todas as situações?A segurança do seu bebe vem primeiro: Se depois de trabalhar com um profissional ou sozinho, você ainda não tem certeza absoluta que é o líder do bando, então você deve pensar seriamente em usar esses 9 meses para achar um novo lar para ele.

by cesar millan

1 comentários:

MaLu on 29 de dez de 2010 17:30:00 disse...

tenho um labrador chegando em casa agora, e tenho um filho de 2anos e 9 meses apaixonado por animais (ele é super carinhoso e não maltrata mesmo, nós ensinamos a ele).
mas nunca tive isso de ser 'lider' do meu cão, como faço? afinal o cão é novo em casa também...

ShareThis

 

Dia a dia do Bebê Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Emocutez