1 de dezembro de 2009

Chupetas - Como conter a contaminação bacteriana

por Maíra Izzo às 23:19


Embora o uso das chupetas tenha vários efeitos nocivos para os bebês, elas são frandes aliadas dos pais e propocionam satisfação psicoemocional. Assumindo que seu uso dificilmente será evitado.... 

Como conter a contaminação bacteriana?
Segundo pequisas, as chupetas são um meio efetivo para o transporte de inúmeros microorganismos, nocivos ou não, existentes na cavidade oral. A consequência desta contaminação são doenças como a otite média, candidose, lesões de cárie, diarréia e parasitoses intestinais por contaminação fecal.

Os fabricantes costumam informar nas embalagens sobre cuidados como: ferver a chupeta antes de usar, guardar em local seco e fechado, não colocar laços ou fitas devido ao risco de estrangulamento, não mergulhar a chupeta em substâncias doces, etc...No entanto, nada dizem à respeito de métodos de desinfecção.

Devemos desinfetar as chupetas antes do primeiro uso e, pelo menos, uma vez ao dia, remover os excesso de água e borrium antimicrobiano, o Gluconato de Clorexedina a 0,12% que pode ser acondicionado em um frasco spray. Em seguida, a chupeta deve ser guardade e, antesde que a criança volte a usá-la, deverá ser lavada em água corrente. Uma alternativa mais fácil é ferver as chupertas em água por 15 minutos diariamente.

Por Dra. Mariana Elisabetsky
CRO 77536

1 comentários:

Luíza on 4 de dez. de 2009, 10:19:00 disse...

oi, maíra! sou irmã da marta e tia da aurora. ela me falou do seu blog e eu entrei correndo pra conferir.

muito lindo e fofo!
é tão difícil encontrar blogs bonitos hoje em dia que já cheguei e estou no paraíso (que abundância, minha irmã!).
também, vc é publicitária por profissão, não poderia ser diferente, né?

então, inclusive depois eu até queria te pedir umas dicas. se vc puder - e estiver disposta - pode depois entrar em contato comigo por email?
é potencialgestante@gmail.com

beijos, querida, e parabéns pelo blog e pela filhota, que é linda!

:)***

ShareThis

 

Dia a dia do Bebê Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Emocutez