27 de outubro de 2009

Bebe Mês a Mês - 8 Meses

por Maíra Izzo às 20:22
juju aos 8 meses socando o pianinho na sala de espera da pediatra

Seu bebe acaba de descobrir a mobilidade e isso significa que ele acaba de entrar na terra dos tombos e pancadas. Essa é uma parte inevitável da infância, e apesar de alguns sustos tente curtir esse momento assistindo seu bebe explorar seu entorno e descobrir seus limites.



É bem provável que seu bebe esteja se arrastando por ai de barriga para baixo, engatinhando ou e arrastando sentado, usando as mãos como apoio.

Rastejar é o primeiro método que o bebe utiliza para se mover de forma eficiente sozinho. Geralmente primeiro ele vai aprende a "se auto puxar" com as mãos e depois a levantar sob as mãos e joelhos. Então ele vai entender como se mover para frente e para trás empurrando os joelhos.

Todas essas variações de formas de engatinhar ajudam a fortalecer os músculos que vão permitir a ele andar. Seja qual for a forma de movimentação que seu bebe tiver usando é simplesmente fascinante ver como ele resolve o problema de "andar" por ai.

Mas seu bebe pode também estar nessa fase tentando ficar de pé enquanto segura em móveis. Se você colocar seu bebe de pé de frente para o sofá, talvez ele seja capaz de se de se segurar sozinho. Caso da dona Jurubeba.

Nesse estágio alguns pais costumam colocar seus filhos em andadores. Isso não é uma boa idéia. Andadores não são seguros: Seu bebe pode usar o andador como um degrau e alcançar coisas que ele normalmente não conseguiria como fogão. E mais o andador limita as brincadeiras no chão, o que irá ajudá-lo a andar por permitir que ele engatinhe, se erga sozinho, cruze distancias segurando em móveis – enfim todas as atividades que o levarão a andar.

Nessa fase procure limitar seu desejo nato de proteger seu bebe e permita que ele cresça e aprenda sozinho. Entretanto, tenha certeza que sua casa é segura para bebes. Uma boa forma de fazer isso é descer ao nível dele e achar possíveis áreas de perigo. Coloque objetos frágeis em lugar seguro para que eles não sejam derrubados, por exemplo.

Agora é um ótimo momento para colocar as cordinhas de persianas e cortinas fora do alcance do seu bebe, acolchoar cantos de mesa, instalar, prender os assentos de banheiro, reaolocar plantas para locais mais altos, esconder medicamentos e materiais de limpeza, cobrir as tomadas e colocar portões e redes de segurança.

Seu bebe entende cada vez mais o que você fala e pode começar a compreender palavras como "bola" e "tete". Satisfaça sua sede por conhecimento lendo muitos livros e contando a ele o nome de tudo. Ele esta guardando cada palavra!

1 comentários:

Anônimo disse...

Tenho um bebê na mesma idade incrivel o número de armadilhas que a gente vai encontrando pela casa agora estou batendo cabeça em busca de formas de deixar tudo bem seguro.

Discordo quanto ao uso do andador .. meu agrotão ta quase andando e credito isso ao andador que fez ele gostar de ficar em pé agora é dificil segurar. Porém como tudo, sempre com moderação.

ShareThis

 

Dia a dia do Bebê Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Emocutez