17 de março de 2009

Mais uma sobre lações emocionais.

por Maíra Izzo às 17:26


As vezes ficamos confusas e nada parece fazer sentido: seu bebe nasceu e você esperava estar ultra feliz, mas na verdade você se sente pra baixo, irritada, chorosa ou de mau humorada. De fato, existem boas razões para você se sentir assim e porque 50% das mães de primeira viagem tem o chamado baby blues.

Durante as suas primeiras semana com o bebe, a privação do sono, a recuperação do pós parto, a demanda de cuidados que um recém-nascido exige aliado a falta de experência com bebês e não ter muita ajuda, pode deixar tudo altamente estressante. As grandes alterações hormonais que ocorrem depois que o bebe nasce também pode causar mudanças de humor, principalmente se você tem histórico de TPM. Adicione a isso as expectativas do mundo moderno sobre as mães "faz tudo" e que mães de primeira viagem devem ser "ultra felizes" , você tem uma tempestade perfeita....


Saber que esses sentimentos são normais pode ajudar. É uma boa idéia contar seus sentimentos a pessoas que você ama e confia: seu parceiro, sua família, outro parente ou um amigo. Compartilhar com outras pessoas pode ajudar você a ver que não está sozinha.

Guarde um tempo para você. Deixe seu parceiro ou sua avó ficar com o neném enquanto você visita uma amiga, vai ao shopping ou toma um banho relaxante. Até mesmo sentar em outro lugar ou levar o bebê para passear pode ser benéfico.

Esqueça o trabalho. Sério! Lembre-se que está na licença-maternidade. Deslique seu celular e evite o computador. Use essas semanas para criar laços com a família.

Se o sentimento persistir mais de duas semanas, procure um médico. Você provavelmente tem depressão pós-parto(DPP), um caso mais sério. As causas dessa depressão não são completamente entendidas, mas não tem nada a ver com você não estar sendo uma “boa mãe” ou “ se superando”. Sintomas de DPP inclui ansiedade
extrema , ataques de pânico, mudanças de hábito alimentar (comer demais ou falta de apetite), insônia e pensamentos de se prejudicar ou prejudicar o bebê.



1 comentários:

Cafulcura on 24 de out. de 2009, 23:31:00 disse...

Mayra lembro ter visto na mostra internacional de Cinema um filme excelente sobere esta problematica

"O estranho em mim"
de Emily Atef

É forte mais merece ser visto por o casal antes do parto

http://www.imdb.com/title/tt1194235/

ShareThis

 

Dia a dia do Bebê Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Emocutez