4 de março de 2009

Primeira Noite em casa

por Maíra Izzo às 16:21

Quando chegamos em casa pela primeira vez com nosso bebe, descobrimos que eles tem um padrão de sono bem diferente do nosso. Recém nascidos dormem muito - por volta de 16-18 horas por dia - mas nunca mais de 3 a 4 horas por vez, isso é normal. Salvo raras exceções, como Julia que sempre dormiu 8 horas por noite desde o dia que nasceu.

Durante as primeiras semanas, você deve responder ao seu bebe rapidamente - em menos de 1 minuto. Muitos recém nascidos não conseguem se acalmar sozinhos - mais tarde quando ele tiver uns 2 ou 3 meses você pode tentar deixa-lo se acalmar sozinho.

Seu bebezinho pode acordar por várias razões, mas na maioria das vezes ele está com foi ou precisa ser trocado. A medida que for conhecendo seu filhote, você vai saber o quão rápido precisa atende-lo. E você deve responser rapidamente a qualqyer mudança repentina nos padrões de sono dele - isso pode ser sinal de alguma coisa mais séria pode estar acontecendo.


Todo bebe é diferente
Aprenda os sinais de sono do seu bebe. Muitos bebes ficam agitados ou choram quando estão cansados, outros coçam os olhos, puxam as orelhas ou ficam com olhar fixo no espaço. Coloque seu bebe para dormir ou tirar uma soneca assim que perceber os primeiros sinais de sono.

Diferença entre Dia e Noite
Mesmo sabendo que bebes são imprevisiveis durante as primeiras semana, você pode ajuda-lo a aprender a que noite é hora de dormir e dia é hora de brincar. Quando seu filho estiver dormindo durante o dia, mantenha as luses acesas e o barulho normal da casa. Depois de trocar e comer, estimule seu bebe falando deforma expressiva, mexendo seus braços e perninhas ou mostrando brinquedos. Já durante a noite, desligue as luzes ou use um dimmer com luz mais baixa, troce e alimente seu bebe com calma e tranquilidade e limite suas interações ao colo. Rapidamente você vai notar que seu filhote vai dormir mais a noite.

Estabelaça uma rotina antes de dormir
Bebes adoram rotinas. Então você deve estabelecer uma rotina para dormir desde cedo. Por exemplo: Com a Julia faço uma sessão de troca, mamada e ninar sempre no mesmo horário antes de dormir. Isso ajudou ela entender que essa é a hora de dormir. Uma horas antes desse ritual eu já começo a deixa-la mais relaxada.

Coloque o seu sono em dia
Use os horários de soneca como um tempo para você dormir. Por mais que esse momento de soneca seja tentador para colocar as coisas em ordem, dormir é essencial nesses primeiros 6 meses, principalmente para amamentação. Então durma sempre que puder.


0 comentários:

ShareThis

 

Dia a dia do Bebê Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Emocutez